quarta-feira, 31 de maio de 1995

,

DIÁRIO DE BORDO


 Ao 31° dia do mês de Maio de ano de 1995 D.C., após ingeridos alguns acordes musicais sob o alto patrocínio de Deus Baco, eis que surge na Costa de Prata e no seio da Universidade Internacional da Figueira da Foz, a Imperial Neptuna Académica.

Com o objectivo de dignificar o nosso mentor "Neptuno", trovamos para enaltecer e dignificar a cultura figueirense e nacional.

A primeira apresentação pública data de 5 de Dezembro de 1995, na Cidade de Seia e os primeiros passos foram apadrinhados pela Infantuna – Cidade de Viseu, a quem agradecemos o apoio e amizade. 

Mais tarde e motivada pelas excelentes relações de amizade com os colegas da 
Universidade Católica, surge a ideia de congregar num só grupo, os estudantes figueirenses, que estudam na Figueira e nos diversos estabelecimentos de ensino superior do país, tendo sempre como elo de ligação a nossa bela cidade.
Esta "viagem interna", foi marcada pela constituição de Associação Juvenil em 20 de Julho de 1999.
Foi em 23 de Junho de 2000, que decidimos homenagear a Estudantina Figueirense, datada de 1890, reconstituindo o seu antigo traje.

Um dos nossos motivos de orgulho é o Festival Internacional de Tunas Académicas da Figueira da Foz, que se realizou pela primeira vez em 1997 e que desde aí, marca o panorama nacional dos Festivais de Tunas.

O III, o IV e o V FITAFF, deram origem a dois cds gravados ao vivo, em que se promove o trabalho de muitas tunas nacionais e internacionais.

A amizade é uma grande fonte de motivação e as relações pessoais que desenvolvemos ao longo destes anos, seguramente ficarão para toda a vida.
 
Um bom exemplo dessas relações e motivo de orgulho é a Tuna Académica da Universidade de Évora, com quem nos Irmanámos, perpetuando assim as nossas relações como tunas irmãs.  
Em 2007, a amizade e irmanação surgiu com a Tuna de la Facultad de Ingeniería Mecánica y Eléctrica de la Universidad Autónoma de Nuevo León, no decorrer de uma visita a Monterrey, México.
 
Decorridos quase 18 anos, a Imperial Neptuna Académica apresenta
no seu Diário de Bordo, várias milhas percorridas por este nosso Portugal, Europa, América do Sul e Central.