A Tukatina, Tuna Feminina da Universidade Internacional da Figueira da Foz, foi fundada a 14 de Abril de 1994, por um grupo de amigas que partilhavam o sonho de, através da música, dignificar e enaltecer a tradição académica. Hoje, após 13 anos volvidos dessa data, e quando muitos dos seus membros já terminaram os seus cursos e abraçaram uma carreira profissional, a TUKATINA tenta continuar o legado deixado pelas suas fundadoras, iniciando as gerações mais novas nos encantos da tradição e praxe académica, mantendo presente o nobre objectivo de levar mais longe o nome da Universidade Internacional da Figueira da Foz, bem como da cidade que nos acolheu.
À nossa semelhança, também a Imperial Neptuna Académica, Tuna da Cidade da Figueira da Foz, tem a intenção de congregar, em redor da música e da ideia de representar a Academia e a Cidade da Figueira da Foz junto dos estudantes, fez com que este projecto musical fosse encarado, por quem dele fazia parte, com uma grande seriedade e responsabilidade.
Dentro dos valores académicos, foi sempre verdadeira intenção promover a amizade, a partilha de valores e o respeito pela individualidade, visto que somente desta forma é possível motivar um crescimento musical baseado na qualidade de um grupo assente na maturidade dos membros que o compõem.
Desta forma, acreditamos que constituem um grau de representatividade que fundamenta a intenção de dar continuidade a um projecto que represente a Academia e a Cidade da Figueira.
Num tempo onde o fulgor das Tunas deu lugar a outras formas de vivência académica, a Imperial Neptuna Académica continua a dar o melhor de si na divulgação, promoção e defesa dos valores, dos costumes e tradições académicas e musicais figueirenses, demonstrando através dos seus “tunos” que o Traje da Estudantina da Figueira, datado de 1890, se trajam primeiro no coração.
Quase a perfazer 12 anos de actividade ininterrupta, é desejo dos tunos dobrar as duas décadas de existência, continuando, com o mesmo espírito abnegado, a promover e divulgar o Espírito Académico e de fraterna amizade que os une, e constituir-se como espaço de encontro e amizade que os anos matura e fortalece.
E como alguém muito especial para nós nos disse um dia: “ Com a cidade iluminada pela Lua, brilha no céu a data e a hora do grande acontecimento. Todos se encaminham para confraternizarem e o farol os guia e conduz a bom porto. As “piquenas” estão firmes junto de cada pormenor e todas juntas levaram a cabo o I Festuk. E como o farol se vai repetindo esperamos que se repitam também os Festuk’s. Meninas vamos continuar!”. É com palavras como estas que ganhamos ainda mais força e cá estamos e continuaremos a estar em força para o II FESTUK e certamente, a Imperial Neptuna Académica estará com a mesma força, ou mais ainda já com o grande calo de organização de eventos brilhantes como o Fitaff!
Força… Nós cá estaremos para aplaudir e parabenizar este X Fitaff, mais um evento que reúne qualidade tunante que vinca a devoção da tuna organizadora no que toca a tunas e tudo o que as envolve, música, amizade, boémia, tradição e cultura.
A Tukatina - Tuna Feminina da Universidade Internacional da Figueira da Foz