
Tuna do Distrito Universitário do Porto é um projecto datado de meados de 2000, embora tome a data de 3 de Junho de 2005 como sendo a da sua efectiva fundação.
Surgiu da congregação de vontades de vários Tunos, de distintas tunas da Academia do Porto, de forma espontânea, livre e consciente, denotando os mesmos componentes a existência de um amplo espaço vazio que urgia ocupar. A Academia do Porto nunca teve e nos últimos 30 anos, uma Tuna que pudesse, até num plano legal, ter pessoas de várias proveniências, sejam instituições de cariz público ou privado, institutos ou universidades, etc.
Comungando os elementos fundadores dos mesmos princípios e experiências tunantes nasce a TDUP pela mão de um grupo de cavalheiros Tunos. Em função deste facto assenta a TDUP em 3 princípios basilares:
O Princípio Humano - O Princípio Humano é absolutamente fulcral neste projecto. Por esse motivo a TDUP tem regras precisas e inegociáveis quanto à admissão e manutenção dos seus elementos.
O Princípio Académico - É este projecto um bastião das nossas tradições tunantes. É pois a TDUP um projecto devidamente hierarquizado, trajando naturalmente Capa e Batina.
O Princípio Musical - Promoção do desenvolvimento musical e cultural dos seus componentes, potenciando a sua distinção, recusando o banal e elitismos.
É do conjunto harmonioso dos 3 Princípios fundacionais da Associação Tuna do Distrito Universitário do Porto que resulta a postura dos seus componentes, ocupando a mesma, assim, um espaço que se encontra, agora, devida e naturalmente preenchido.