Foi em ambiente de descontracção que a INA – Imperial Neptuna Académica - se deslocou a Santa Comba Dão. O convite foi-nos ingressado de uma forma extremamente simpática, ao qual se tornou difícil recusar. Estava levantado o mote para conhecer mais uma cidade do nosso querido Portugal.
A simpatia e dedicação da organização do evento eram extensíveis a toda a população, a começar pelo Presidente da Câmara de Santa Comba Dão que nos recebeu em ambiente descontraído e informal. Ocorreu uma conversa bem simpática sobre o tema da água , que parece escassear por aqueles lados - assim como na nossa cidade - nos confidenciou ! Para tal causa contribuímos, pois água, felizmente não foi precisa!
Durante a tarde teve inicio o desfile das tunas. Em am
biente e espírito boémio, começámos a nossa expedição pelas inclinadas e rústicas ruas de Santa Comba Dão. As gentes, muito simpáticas e de espírito aberto para as deambularias da Imperial Neptuna! Mais uma vez, divertimo-nos imenso com as habituais serenatas, invasões de espaços culturais de extremo interesse social! No final da tarde rumámos ao Restaurante que bem nos recebeu e alegrámos a sala com alguns temas conhecidos de todos. Para finalizar, apresentámos o nosso reportório de igreja. Apropriado, pois ao jantar contámos com a presença da equipa da presidência da Câmara e família! Uma jantar bem alegre e com muita boa qualidade gastronómica se revelou!
Ao inicio da noite, começa o festival. Sala cheia e público de extrema simpatia, que acompanhava e muito aplaudia os temas mais conhecidos.
A Tunadão , foi quem começou o espectáculo, seguiram-se a Imperial Tertúlia In Vino Veritas e a Tuna de Medicina de Coimbra. Para finalizar, apresentámo-nos em palco com cerca de 18 elementos. Começámos com uma entrada dos “Entre Aspas” , seguido do “Coração de Neptuno”, e os instrumentais “Imperial”, “Lindos Olhos” e para rematar, o “Mix Figueirense”. Estivemos com um grande espírito de união, alegria e descontracção. Fizemos um espectáculo digno do público que estava presente e da organização do evento , foram incansáveis, tudo muito bom!
Como prémios, a Imperial Neptuna trouxe para a sua cidade, o “melhor instrumental”, “ melhor tuna” e o “tuna+tuna”. Parabéns Figueira!